domingo, 13 de abril de 2008

O que é integral é bom


Ricos em vitaminas, fibras alimentares e proteínas, os benefícios dos cereais integrais podem ser potenciados quando ingeridos na primeira refeição do dia.

Tal como o nome indica, os cereais integrais não passaram pelo processo de refinamento industrial, conservando, portanto, a sua camada exterior (farelo), a parte do meio (endosperma) e a parte interior (gérmen). Os cereais refinados que normalmente ingerimos não possuem o farelo e o gérmen, que são precisamente os componentes nutricionalmente mais ricos em agentes antioxidantes, vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Ricos em aminoácidos decisivos na síntese proteica, induzem um menor consumo de carne, produtos lácteos e ovos e geram ainda a sensação de saciedade que pode levar á perda de peso. Para além disso, são ricos em fibras alimentares, favorecem o trânsito intestinal, reduzem os níveis de glicose e de mau colesterol (LDL) e ajudam ainda a controlar os picos de açucar no sangue (glicemia).
Acima de tudo, constituem um alimento nutricionalmente rico, saboroso, prático e versátil, uma vez que pode ser ingerido sob diversas formas, tais como o arroz, massa, pão e flocos de cereais.
Essenciais para garantir energia e vitalidade a miúdos e graúdos, aconselha-se o consumo diário de 2-3 porções de cereais integrais.
Contudo, é de ter em conta que os produtos integrais são bons porque contêm fibras, que são benéficas para o funcionamentos intestinal e para o combate á hipercolesterolemia, mas não tiram calorias ao alimento!

Nenhum comentário: