segunda-feira, 14 de abril de 2008

Mais Feliz


Para além de muito saboroso, o chocolate pode também contribuir para aumentar a felicidade.

Não é apenas o seu sabor único que faz do chocolate um dos alimentos mais consumidos. Sabe-se hoje que o chocolate é, na verdade, um "antidepressivo natural", uma vez que aumenta a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer, aliviando a depressão e ansiedade. O número de apreciadores de chocolate, ou talvez das sensações que este fornece, é cada vez maior, estimando-se que 40% das mulheres e 15% dos homens sintam uma necessidade crónica de o ingerir.
Como se não bastasse, estudos recentes mostram ainda que, por ser rico em flavonóides epicatequina e ácido gálico, o chocolate negro traz muitos benefícios ao nível do controlo da pressão arterial e da prevenção de ataques cardíacos e alguns tipos de cancro. No entanto, é importante não abusar dos chocolates de leite, uma vez que são ricos em açúcar e gorduras saturadas.

Curiosidades sobre o chocolate:

Embora o chocolate seja uma iguaria ancestral, só no séc.XX surgem os bombons e os ovos da Páscoa, lançados pela indústria do chocolate como mais um meio de universalizar o seu consumo.

Um alimento muito rico: O chocolate negro tem mais flavonóides (grande grupo de fitoquímicos ou fitonutrientes, que são polifenóis de baixa massa molecular, encontrados em diversas plantas) que qualquer outro alimento rico em antioxidantes.

A palavra "chocolate" tem origem na civilização Maia, na palavra 'xocolati'.'Xocol', que queria dizer quente, 'a', que significava água, e 'ti', o sufixo de união.

A produção mundial de cacau é de 2,8 milhões de toneladas por ano. Alguns povos da América Central já ingeriam uma bebida de cacau há cerca de 3000 anos.

No séc.XVI acreditava-se que, além de possuir poderes afrodisíacos, o chocolate dava poder e vigor aos que o bebiam. Por isso, era reservado apenas aos governantes e soldados.

2 comentários:

Água na Boca disse...

É bom sabermos que o chocolate é um "anti-depressivo" natural, mas é sempre bom moderar o seu consumo.

Continuem...

Lucia, Sandy, Vania disse...

O chocolate é uma tentação, mas comido moderadamente tem inumeros benifícios para a saúde.