domingo, 6 de abril de 2008

Benefícios do Chá

Com mais de cinco mil anos de história, o chá é a bebida mais consumida ao nível mundial, logo a seguir á água, e tem vindo a tornar-se cada vez mais popular pelas suas propriedades e benefícios para a saúde. Em todo o mundo, têm sido elaborados estudos e teses sobre a relação positiva entre o consumo de chá e a menor prevalência de algumas doenças, nomeadamente cardiovasculares. O chá é uma bebida natural e isenta de calorias, que resulta da infusão de uma planta designada por Camellia Sinensis, da qual se obtêm três tipos de chá: o preto, o verde e o Oolong. Sendo também uma excelente fonte de flúor, o chá é igualmente rico em substâncias com propriedades antioxidantes. Actualmente, as infusões de ervas são muito utilizadas como remédios caseiros e o facto é que algumas destas ervas foram estudadas e têm efectivamente uma acção benéfica sobre o nosso organismo. Por outro lado, as infusões ajudam também no combate às insónias e são conhecidas pelas suas propriedades calmantes, além de serem uma fonte de hidratação, porque nos ajudam a repor a água indispensável ao funcionamento do nosso organismo. Para além das infusões de ervas mais vulgares, tais como a camomila, a lúcia-lima ou a tília, existem, hoje, muitas variedades de tisanas ou infusões e diversas regiões favoráveis ao seu cultivo, o que permitiu alargar a produção satisfazendo um número cada vez maior de apreciadores desta bebida.

Dicas de Chás

Cidreira - Ajuda a combater as insónias; apresenta efeitos calmantes, digestivos, analgésicos e sudoríferos: é indicado para combater a febre, cefaleias e constipações.

Tília - Combate a artrite e o reumatismo; é eficaz no combate a cefaleias, perturbações nervosas e cólicas: facilita a digestão.

Lúcia-lima - Tem um efeito calmante: é utilizado no combate às insónias, palpitações, náuseas e indigestões.

Camomila - É digestivo e sedativo: combate as insónias, diarreia , náuseas, reumatismo, dores musculares e ciáticas.

Chá Verde - Ajuda a prevenir cáries; é anti-inflamatório e antigripal; ajuda o sistema imunológico e combate o colesterol.

Chá Preto - Neutraliza alguns efeitos prejudiciais das refeições ricas em gorduras.

5 comentários:

Lucia, Sandy, Vania disse...

Gosto muito do chá verde :)

Continuação de bom trabalho!
Beijinho

jafa disse...

gostava que me dissessem qual o cha indicado para a desobstruçao das veias.tenho varizes internas e quero evitar uma operaçao.peço que me ajudem.o meu email é:
joaquimafaugusto@gmail.com

P.M.F.J disse...

Chá verde da Gorreana Açores pra mim o melhor que eu ja provei ate agora 100% puro Quem ja o provou sabe do que estou a "falar"...

P.M.F.J disse...

Canela é muinto boa pras veias...

Liliana/Blewmethod disse...

Gostei muito das dicas e informação apresentada, tem tudo o que procurava, em poucas palavras.