terça-feira, 11 de março de 2008

Quem resiste?
Quase ninguém resiste ao encanto dela: a maçã.
Eva não resistiu e mordeu. E, até mesmo a ingénua branca de neve não conseguiu evitar a tentação. Imagine-se se elas soubessem o bem que esta fruta do pecado faz ao organismo?
Mas afinal, por que carga d'água a maçã é algo tão tentador para os humanos? Para essa pergunta, cremos que não há resposta, mas dá uma ideia de como é bom ceder, ás vezes, a uma tentação. Esta fruta povoa o imaginário como sinónimo de “desgraça” de quem a prova, mas na vida real, a maçã só faz bem e não há mal nenhum em nos deixarmos levar pelo seu suave aroma.
A sua composição quimica é: 85% de água, 0.5 % de proteínas, 14% de hidratos de carbono e a sua grande capacidade mineralizadora deve-se á grande abundância de sódio, potássio, magnésio e fósforo. Contêm vitaminas A,B1,B2,B6 e C.
As maçãs são excelentes fornecedores de fibras, tanto insoluveis (na casca) como soluveis, nomeadamente pectinas, são muito pobres em gordura e equilibradas em frutose. T êm uma grande riqueza em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes e fitonutrientes.
As maças vermelhas possuem maior teor de vitaminas e minerais, quando comparadas com as verdes.
Em média 100 g de maçã fornecem 65 Kcal.
Esta caracteristicas tornam a maçã num dos alimentos mais importantes para uma alimentação saudável. O seu consumo regular (2 frutos por dia) ajuda a: manter um peso adequado, proteger de doenças cardiovasculares, regular os níveis de colesterol, diminuir o risco de diabetes, melhorar a função digestiva e respiratória, limpar os dentes, fortelecer as gengivas e prevenir alguns tipos de cancro.
Além disso, as maçãs são a “comida rápida” ideal para o dia-a-dia, levam-se para todo o lado, são saborosas e contêm açucares naturais que rapidamente fornecem energia ao organismo nas horas de maior fadiga.
Também podemos consumi-las de diversas formas e até incluí-las nos nosso pratos tradicionais, sempre que queremos diversificar ou inovar... o importante mesmo é que nunca faltem no nosso dia-a-dia!


Coma maçãs. Nenhuma dentada é demais!

Nenhum comentário: